terça-feira, 2 de julho de 2019

Qual a melhor opção construir ou comprar um imóvel pronto?


Qual a melhor opção construir ou comprar um imóvel pronto?


Ola pessoal novamente aqui estamos para discutir um assunto muito pertinente: Qual a melhor opção? Comprar um terreno e construir ou então comprar um imóvel pronto?

Comprar terreno e construir.


No primeiro momento, eu particularmente acho muito interessante você comprar o terreno e construir a casa de sua maneira, porém existem vantagens e desvantagens.
Vantagens:
Personalização do seu imóvel: Você vai fazer a casa do seu jeito, da sua maneira, vai colocar a porta do tamanho que você quer, o teto da altura que você deseja, o porcelanato que você escolher. E principalmente, você vai ver onde estão os canos, onde descem as tomadas, enfim, a casa vai ser a sua cara, e você vai saber como ela foi feita.
Lucro financeiro: Quando você se dispõe a contratar um profissional e administrar a obra, comprando você mesmo os materiais e pechinchando no momento da compra, automaticamente você consegue economizar faixa de 30 a 40% do valor total da obra. O que é bastante significativo.
Valorização Imobiliária: A partir do momento da construção, o seu imóvel tem uma valorização maior que o imóvel que você já compra pronto. Visto que o projeto vai possuir nova arquitetura, novos materiais diferentes que surgiram no mercado, tudo isso, leva a sua nova casa a uma grande valorização.
Desvantagens:
Erro no projeto: Procure não economizar no momento de contratar um profissional para fazer a sua planta, erros grosseiros no momento de montar o projeto podem condenar a sua casa. Por exemplo, casa com quartos muito pequenos, banheiros sem área de ventilação, casa sem corredor, garagem para somente 1 carro, ausência de laje, largura de colunas e vigas, e tantos outros problemas que podem surgir. Então  lembre-se erro no projeto, condenação do seu imóvel.
Escolha do terreno: Verifique as condições topográficas do seu terreno e tome muito cuidado, pois um terreno que precisa de aterramento, pode ter seu valor aumento brutalmente, e tornar a construção da sua casa bastante onerosa.
Contratação de profissionais qualificados: É difícil conciliar um bom profissional com um baixo custo, portanto, muito cuidado, escolha profissionais que você conheça serviços por ele executados, análise se é melhor fazer o pagamento por dia trabalhado ou então por empreita. E procure sempre orientação dos engenheiros caso tenha qualquer dúvida.
Financiamentos de construção: Normalmente os juros cobrados pelas instituições financeiras são um pouco mais caras para construção.  Analise bem todos os bancos, e coloque na ponta do lápis todos estes custos.
Contratar uma empreiteira para a execução da obra: Pode ser uma boa opção, porém, tome os mesmo cuidados, verifique o histórico da empresa, procure fazer o pagamento por etapas, nunca pague todo o serviço antecipado. A contração vai significar um aumento de custo da obra na faixa de 30 a 40%.

Comprando o imóvel pronto


Vamos pensar agora, imagine você chegar, olhar o imóvel, verificar tudo e dentro de poucos dias estar desfrutando de um imóvel que você olhou e gostou. Então vamos às vantagens e desvantagens do imóvel pronto.
Vantagens:
A praticidade de mudança: Após conhecer o imóvel, fazer um tour pelo mesmo, analisar todos os cômodos, analisar todos os pormenores, você se decidiu, é este o imóvel. Então, está certo, documentação tudo analisada e aprovada, escritura na mão, feito a mudança pode-se desfrutar do imóvel, sem nenhuma dor de cabeça, sem trabalho algum, sem se preocupar com pedreiros, encanadores e outros.
Facilidade de financiamento: Quando você procura um imóvel pronto, as taxas de juros são mais atrativas, o financiamento é mais fácil, e o processo de aprovação também é mais rápido. E detalhe, caso tenha o dinheiro para pagamento a vista, vai conseguir muitos bons negócios.
Desvantagens:
Vícios ocultos: Ao comprar um imóvel pronto, você não sabe sobre as condições do terreno onde ele foi edificado, se era um terreno de aterro, se foi feito em cima do lodo, e assim por diante. Portanto, tome muito cuidado, com rachaduras, infiltrações, cupins, estado do telhado, e assim por diante. Pois como você não construiu você não sabe como foi feito.
Desvalorização devido à idade do imóvel: Uma casa com 30 anos possui uma depreciação grande, pois toda  a construção sofre com o efeito do tempo, encanamentos, ferragens, pintura. Portanto, você pode estar pagando barato, mas se precisar de uma reforma rápida, considere esse custo no momento da compra.
Na dúvida, procure a orientação de um profissional corretor de imóveis credenciado CRECI, com certeza, ele poderá tirar todas as suas dúvidas e indicar de acordo com seu perfil a melhor decisão a ser tomada.
Ademir Corretor de Imóveis – CRECi 25.972 F/PR – Fone: 43 – 99907-2391 – Escritório Platina Shopping, sala 21 – Centro – Santo Antônio da Platina, Paraná.







Nenhum comentário:

Postar um comentário